Na Califórnia, nos anos 60, um jovem chamado Shawn Stussy era muito bom em projetar pranchas para surfar as ondas. Na verdade, conta a lenda que ele possuía tal habilidade que, aos 15 anos, foi contratado por uma empresa para trabalhar no ramo. Começou a decorar as pranchas com sua assinatura, uma espécie de graffiti escrito Stüssy. Aos 24 anos, Shawn começou seu próprio negócio em Laguna Beach, onde estampava sua assinatura em camisetas para divulgar sua empresa, onde descobriu que a moda poderia ser mais lucrativa que algumas pranchas de surf. E nessa brincadeira que e teve o início do que chamamos hoje de streetwear.
Atrás de todo o sucesso e faturamento que a marca teve nos anos 80 e 90, o segredo foi que o estilo da Stüssy se adaptou não só a uma subcultura única, mas sim a toda uma nova geração que estava sedenta por novidades no mercado que não fossem relacionadas ao mercado esportivo. Na Califórnia, a marca se associou ao surf e ao skate. Em Nova York, ao hip hop. E em Londres aos clubs e as raves.
Viajando por todo o globo e criando uma comunidade chamada de 'International Stüssy Tribe', Shawn conseguiu trazer uma característica única para época na marca, difundindo a sua estética e a cultura da marca, criando não só roupas, mas também um estilo de vida ao redor dela, que todos queriam pertencer e que abrangia diferentes tribos urbanas.
Seguindo essa linha exclusiva, os anúncios da Stüssy tiveram um efeito enorme no crescimento da marca, retratando algo diferente dos anúncios voltados para as surf magazines que existiam na época.
O marketing pode ter parecido lo-fi, mas está claro que Shawn Stüssy não se inspirou apenas nos logotipos de alguns impérios da alta moda, mas também estudou o poder de seu marketing. Esse estudo resultou nos anúncios mais inusitados e inovadores, em que a estética do streetwear se baseia até hoje.
A seleção de anúncios abaixo saiu de 1986 a 1988 na aclamada revista de skate Thrasher Skateboard Magazine, em outro assunto que rende toda uma nova história, mas essa, fica para um novo post. Por hora vamos apenas apreciar a genialidade de Shawn Stüssy.
Fontes:
🙌🙌🙌✨💙 Amei!